domingo, 28 de setembro de 2014

Art Inclusiva na Revista Acesso



"O Lema da Revista é Inclusão Social, Solidariedade Sempre"

diz Adriano Levino. Seu empenho é nítido, pois assim que soube da existência do meu projeto pela também solidária colunista Adriana Buzelin, que já havia realizado a primeira matéria, fez mais duas sem nem ao menos me conhecer.   

 Mais sobre Adriano: http://revistaacesso.com.br/full-width-page-2/ 









Mais sobre Adriana: http://revistaacesso.com.br/2014/09/a-nova-colunista-da-revista-acesso-e-adriana-buzelin-a-nova-coluna-se-chama-inclusao-pra-que-confira/







 Abaixo os links de suas reportagens sobre a Art Inclusiva:












sábado, 27 de setembro de 2014

Paulo Santos Vesão X-Man - Uma Grande História



Óleo Sobre Tela 80X60




Paulo Santos, nasceu em São Paulo SP,em 2004 sofreu um trauma TRM a dez anos e após o acidente, foi morar em Campinas, lá se envolveu na luta pelos direitos de pessoas com deficiência junto com o CVI Centro de Vida Independente ONG que milita nesse cenário a mais de 20 atuando em mais de 10 países, se envolveu com o esporte em 2008 na UNICAMP onde ajudou a fundar a ADEACAMP junto dos atletas que lá treinavam e buscavam profissionalizar o esporte, foi o primeiro Presidente da entidade que hojé é um dos times mais importantes de Rugby no Brasil, deixou a ADEACAMP em 2012 para se candidatar a
vereador em Campinas em 2013, teve uma surpresa ao ser convidado por um amigo de longa data para fundar uma nova associação de atletas dissidentes da ADEACAMP, fundando então a Associação de Esporte e Cultura Superação GIGANTES se tornando seu primeiro Presidente também, hoje estuda Sistemas da Informação, formando-se no fim de 2014 com planos para Mestrado em 2015, é também Web Designer, um fã de Legião Urbana, HipHop, e dos gobis do Stan Lee. Ele lembra saudoso e grato de quando fundou a ADEACAMP:
“Tinha uns 30 atletas divididos pelas modalidades de hand e rugby, a gente escreveu o estatuto na beira da quadra e um dos artigos mais importantes do documento era que o cargo de presidente sempre teria que ser preenchido por uma pessoa com deficiência para que os atletas participassem das decisões políticas da associação. Muitos dos atletas conheci na ADEACAMP, outros já eram meus amigos de jornada, hoje muitos dos que estão na ADEACAMP nem os conheço mas nos gigantes tenho amizade com todos, tenho bons amigos por la. A ADEACAMP foi fundada em 2008, os GIGANTES fim de 2012. Enquanto Paulo
rememorava suas histórias no esporte ia me passando seu desejo incrível e tão singular de sua obra de arte: “quero algo tipo o professor Xavier dos X-Man, o Charles Francis Xavier, conhecido como Professor X, ai vai ficar com aquela estrutura, mas com meu rosto, uma analogia, rsrs... Quando a galera vir em casa e ver vai pirar.” O Profº X: “é o herói de maior poder, tão frágil e tão poderoso e ele já faz um projeto social. Tem uma escola que ensina super humanos a lidar seus poderes, a historia dele é essa, além de ser mutante e segregado pela sociedade, sofreu um acidente e tomou um tiro e fico paraplégico ai foi quando fundo um instituto. O cara que crio o herói se chama Stan Lee ele foi criado na década de 60 e é um dos maiores ícones de quadrinho do mundo, fez pontas em todos os filmes de herois, hoje ele é um velhinho de cabelos brancos. Fez pontas também no Homem Aranha, X-Man, Capitão América, Thor, Avangers, Hulk, Quarteto Fantasma. Todos esses heróis são criação da mente dele, e eu cresci consumindo isso. Pra mim ele é um ícone pop do século passado e desse século, o cara escreveu gibs durante décadas, são milhares de historias. Esse bonequinho do X-Man custa em media 100 a 200 dólares, é um brinquedo tipo uma baby. O sonho do Stan sempre foi que seus heróis se tornassem filmes e hoje antes de morrer ele vem realizando, sem fala q ele fico trilherdario, foram as maiores bilheterias de Hollywood, o velhinho esta com 90.” Paulo ainda deixa uma boa lição de vida: “Somos feitos de escolhas diariamente, algo que fazemos terá um resultado lá na frente, nossas amizades, nossas decisões. Sobre minha arte diz: “Você conseguiu, é uma ótima artista eu posso falar pouco da professora porque nunca me deu aula, mas se tiver o mesmo empenho de artista na função de lecionar, deve ser uma ótima professora eu posso falar sem medo. Resultado de sementes q você planto e ajudo a germinar. Você é uma super heroína, faz tudo isso e ainda tenta se manter linda leve e solta.”

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Art Inclusiva no CETEFE - Colóquio em Comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Pela primeira vez a Art Inclusiva Rogélia Heriberta estará no evento do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência - CETEFE - apoiando e unindo forças para a Inclusão Social.







Artista Homenageia em sua exposição Iclusiva sua família : Lehi, Spencer, Rogélio e Darcy

Inclusão de casa para o mundo.
Um amor incondicional une Lehi Leite, Rogélio Leite, Spencer Leite e Rogélia Heriberta.




  Três irmãos em um só coração. Unidos pela solidariedade:
Spencer Leite é deficiente  intelectual e doente mental. De coração e atitudes de deixar qualquer um emocionado, repetindo todos os dias a Lehi, Rogélia e Rogélio: Te amo!!! 
Modelo, Spencer com sua beleza vive as margens da sociedade, diante de duas doenças recebe em casa todo apoio e ajuda de seus familiares para sorrir, se divertir, sendo amado e respeitado. 
Embora a dificuldade em encontrar apoio para esses dois tratamentos, mantém-se estável.
Sua maior alegria, abraçar seus irmãos, seu melhor passeio, ir ao Mc lanchar, seu passatempo, ouvir música, ver tv, jogar vídeo game.






  Arte realista baseada na foto de Paulo Macedo com Lehi Leite - Revista Cemporcento Skate - Anuário 2013 - Indicado Skatista Amador
Manobra - Swetch Frontside Crooked

Arte homenageia Lehi Leite que viveu pelo que ama, sua família e seu skate, que com sua humildade conquistou títulos, reconhecimento nacional e internacional sempre ajudando sua família, seus amigos, seu esporte, o skate. (www.lehileite.blogspot.com)


Homenagem a Rogélio Leite um jovem um dia chamado "O Menino Voador", que nas reportagens abaixo verão o quanto tem sido abençoado e que usa sua vida para ajudar sua vó idosa hoje recuperada de um câncer de mama que ele a apoiou do inicio ao fim.
Na mesma época o edifício world trade center sofreu aquele atentado que matou diversas pessoas. Como Rogélio sobreviveu a um queda do quinto andar, ele segura os edifícios como se pudesse fazer com a vida de cada vítima a sua própria história feliz.








Darcy mãe de Rogélia, a ensinou desenho quando era criança, ler, e fazer tudo bem feito, mostrou que todo trabalho é digno e que quando se quer, você consegue.
Em 2014 quando Rogélia iniciou seu projeto Arte Inclusiva,ela sofreu um câncer de mama, ficando totalmente recuperada após cirurgia, no entanto foi uma experiência que mudou a vida de toda família. Perdê-la parecia um vazio inexplicável, o mundo parecia escuro, mas como sempre as mãos e palavras de pessoas até estranhas nos fez fortes. Deus na sua infinita bondade a curou, já a artista teve um estresse tão profundo que passou um mês doente com tantos desafios.
O importante é que agora todos estão bem e felizes.   

Emoções de se fazer uma Art Inclusiva - Exposição SESC DF Setembro 2014


 No Sesc este mês criei um quadro com fotos e impressões do esporte Rugby, inspiração de muitas das minhas obras. Criei um recipiente para que as pessoas pudessem deixar  mensagens sobre o que acharam de algo que de fato lhes impressionasse, e fotos que selecionei do Time BSB QUAD para que no verso pudessem escrever, e Thales Moraes, um rapaz de apenas 20 e poucos anos, um jovem que conheço acho que desde o ventre de sua mãe, aparentemente saudável, mas com uma característica peculiar vinda de sua família e dos Santos dos Últimos Dias, que é a caridade, deixou seus compromissos para visitar a galeria do SESC da 304 Sul e atrás da foto do atleta Braulio, que passou alguns meses com as mãos machucadas de treinar, escreveu sua singela e tão significativa mensagem, dando apoio a cultura, a arte, aos atletas paralímpicos do Rugby, handebol, Fashion Inclusivo e outros, a inclusão social enfim. 
Eu agradeço imensamente todas as pessoas que prestigiaram nosso trabalho, mas que acima de tudo prestigiaram a vida, o exemplo, a coragem de todos esses que venho pintando por meio das minha obras. Espero que como o menino Thales Moraes vocês tirem parte do tempo para apoiar boas causas como visitar órfãos, doentes, asilos, seus próprios familiares, seus amigos, ou seja, tirem tempo para se amarem, para se abraçarem, para olhar de fato o outro, pois ele é sua extensão, é seu irmão...

Meu mais profundo agradecimento e  meu abraço.

Rogélia Heriberta  



sábado, 20 de setembro de 2014

Feliz Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência


 

Uma luta de séculos, de lágrimas, de risos, de aprendizagem, para mais acessibilidade, igualdade social,  respeito a diversidade, uma luta que ainda não perpassa a arquitetura de nossos países, que ainda briga para ser Lei não só no papel quanto nas atitudes, que luta para ser igualitária, uma luta por respeito a vida, pelo direito a vida, pois viver é receber aquilo que lhe dá o direito a ser feliz, amado, respeitado.







FELIZ DIA NACIONAL DA LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA A TODOS QUE DIGNIFICAM ESSA CAUSA!




domingo, 14 de setembro de 2014

Scott Rains - Seu Amor a Justiça Social pelo Turismo Inclusivo





Escultura do amigo Scott - Dezembro de 2014


 
 (Óleo sobre tela 90X80)


Scott Rains para mim é uma luz para o mundo que anseia pela inclusão, a acessibilidade, a civilidade. É com muita honra que apresento essa pintura de alguém que vive para semear o bem, que apoia qualquer causa que norteie a dignidade humana e sua evolução. Scott nasceu com o dom de servir e encontrou um sentido e busca incessante por meio do turismo inclusivo, um meio de beneficiar os diversos países que já percorreu e sua gente. Nessa busca, faz discípulos e se une a eles para socorros os fracos, alimentar os famintos, falando de uma forma mais popular. Scott vive em Washington EUA, em Seattle uma cidade exemplo de indústria verde e um modelo de desenvolvimento sustentável. Nela há uma incrível montanha “Mount Rainier”. Todas essas informações estão contidas em uma mesma arte incluindo também uma de suas idas a Nepal, um dos lugares que ele tanto ama e ajuda. Sua esposa Patrícia, o manje Thomas Merton e Dorothy Day compõem a obra mostrando um mundo mais justo e humanitária. A vida de Scott Rains na ARTE INCLUSIVA. 



Em nossas conversas ele falou de pessoas significativas que o ajudou e que estão a seu lado na tela:
Na minha vida o monge Trapista Thomas Merton me inspirou muito espiritualidade
esperança para um futuro de justiça durante a ditadura. Ele me ensinou sobre meditação cristã em um dialogo profundo com budismo - o dalai lama. Um amor de silêncio
uma capacidade para humor em espiritualidade, com uma paixão para a justifiça social.

Dorothy Day do Catholic Worker A Dorothy como o padre Merton protestavam contra a guerra em Vietnã e contra o racismo. Eles Ficavam do lado dos pobres. Ambos acreditavam em uma espiritualidade pela justiça. A Dorothy foi anarquista cristã que conviveu com os pobres e alcoólatras. Fundou comunidades de pessoas gentis que apreciava muito. Também teve uma orientação no fortisimo, justifica e teve muita coragem.”

Patricia é minha esposa, uma mulher extraordinária que prefere ser menos "exibicionista" (rsrs) que eu.”

Sobre minha arte ele diz: “Que honra! Inspirar você como artista, pois é uma coisa muito especial para mim. Nunca aconteceu isso em minha vida. Você tem o dom artístico de pintar e eu de seguir um voz suave para semear bem.”

Sobre as pessoas ele diz que “ adoro dar mão a quem estiver apaixonado por qualquer projeto que faça o bem a outrem.”

Políticas: “Não manifesto nas ruas como antes. Sou mais jardineiro das verdades da alma. Desejo "podar" com gentileza. E assim, contribuo com minhas forças de vida meu tempo na terra para criar o mundo dentro do qual quero viver".


Uma frase que ele vive e defende: Não posso ficar pois recebi algo que gostei: “O primeiro elemento do Amor Verdadeiro é a Bondade Amorosa ou a Benevolência, Maitri (em Sânscrito). Tem o poder de oferecer felicidade. Se o amor não puder oferecer felicidade, então não é amor verdadeiro. O amor verdadeiro oferece felicidade a si mesmo, a ele, a ela, a todos os outros. Não é a vontade de oferecer felicidade, porque se uma pessoa não entende a outra, quanto mais tenta fazê-la feliz, mais a faz sofrer. Então é preciso entender o sofrimento e a necessidade dele ou dela antes que você possa praticar o amor bondoso. (…) Precisamos entender a outra pessoa para fazê-la realmente feliz. E é por isso que compreensão é a outra palavra para Amor, para a Compaixão. (…) E compreensão precisa de tempo, para poder observar, para observar profundamente.” ~ Thich Nhat Hanh

 

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

EXPOSIÇÃO O OLHAR INCLUSIVO SESC DF SETEMBRO 2014



 Dias 13 a 30/09 a Arte Inclusiva intitulada o "Olhar Inclusivo" estará no SESC da 304 Sul para toda comunidade prestigiar. É a segunda exposição com o mesmo tema realizada no Serviço Social do Comércio. Dessa vez com obras inéditas envolvendo novos atletas e pessoas que lutam em todo mundo pela igualdade social, também cada obra terá a sua história contada não só por meio da arte, como de forma literária pela artista, levando o público a participar dessa inclusão, entendendo como cada atleta viveu suas experiências, e como pessoas defendem e defenderam um mundo melhor.
Crianças e adultos, poderão participar da exposição terminando desenhos semi prontos realizados pela artista com os atletas Rugby.