quarta-feira, 30 de julho de 2014

"RUMO AS PARAOLÍMPIADAS 2016"

 

Paraolimpíadas 2016
Atleta Abel Flores EUA
 ( Óleo sobre Tela 1,20 m por 1 m)
 Concorrendo ao Prêmio SESC DF - Sem Artista não Existe Arte 2014  

Tenho acompanhado muitas crianças desde que passei a realizar a arte inclusiva. Estou em minha 5° exposição com esse mesmo tema surgido em 2013. No entanto, antes ela se chamava apenas "Inclusão", hoje seu título será o "Olhar inclusivo", pois desejo falar de pessoas em todo mundo que de alguma forma contribui com esse gerador de vidas, sorrisos, esperanças e amizade.
Escolhi trazer a tona as paraolimpíadas 2016 nessa obra, pois pretendo enaltecer o lindo e grandioso trabalho de milhares de atletas que se preparam tanto até poder alcançar esse objetivo. 
A criança é o símbolo do crescimento, pureza e dedicação, é um garoto cujo nome é Abel Rosa, nascido nos EUA, e desde pequeno já perdeu sua mobilidade das pernas. 
Escolhi uma criança de outro país para dizer que em 2016 todos os atletas do mundo inteiro estarão no Rio de Janeiro unidos para mostrar ao mundo suas potencialidades independente de lugar, raça, credo e de questões físicas que possam afeta-las. 
É importante dizer que o deficiente físico aprende fazer tão bem ou melhor qualquer papel, tanto no esporte, na vida, no trabalho, não importa.
Abel está em cima de nosso planeta em chamas, sedento por mais inclusão, acessibilidade, compaixão, envolvido pela natureza mãe que clama igualmente por mais vida, luz, meio ambiente.
As águas azuis lembra também a neve, o frio, as cores de todos os países que estarão conosco logo mais nesse grande espetáculo chamado Paraolimpíada. 



Conheça  agora um pouco de Abel Rosa, o mais novo garoto WCMX (http://boxwheelchairs.com/wheelchairs/wcmx/), desde os seus 18 meses de idade.  
Abel nasceu com espinha bífida mielomeningocele e hidrocefalia, submetido a grandes mudanças desde os seus 9 meses de idade e novas adaptações.
É um garoto destemido e teve o apoio de muitos para ser essa criança fabulosa. 
Seus patrocinadores dizem ser ele, uma verdadeira lenda.

Olha o que descrevi logo que iniciei sua pintura:

QUE EMOÇÃO! Estou muito emocionada... Venho acompanhando Abel a algum tempo. Acho lindo como ele sorri, como sua família o ama, como ele é lindo e vibrante. Tão pequeno e tão significativo para o mundo... Tão infinitamente grata por ter tido a inspiração de pinta-lo. Ele é um atleta tão jovenzinho e o vi pela primeira vez em Box Wheelchairs. E antes de terminar essa pintura recebi de presente esse vídeo e senti tanta esperança de vê-lo andar novamente. Com amor...: https://www.facebook.com/photo.php?v=270076993196370&set=vb.100005822140801&type=2&theater

https://www.facebook.com/heather.rose.98892?fref=ts















BRASÍLIA QUAD RUGBY – BSB QUAD RUGBY


ÓLÉO SOBRE TELA – 30X20

EXPOSIÇÃO SESC DF SCS – JULHO 2014 - http://www.bsbrugby.com.br/aberto-de-brasilia.html
Associação Esportiva e Cultural Brasília Quad Rugby Bsb Quad) foi fundada em 17 de outubro de 2011. É a fusão de pessoas que já tinham experiência no Rugby em Cadeira de Rodas, com o anseio em formar uma... equipe de alto rendimento. Já no 1º Campeonato Regional de Rugby em Cadeira de Rodas na cidade de Penápolis - SP em 2011, ficaram em segundo lugar, atrás apenas da ADEACAMP - SP, equipe tetracampeã brasileira. O primeiro título veio com a conquista da 2ª divisão do 5º Campeonato Brasileiro de Rugby em cadeira de rodas, disputado em Matinhos - PR, em 2012, além do triunfo tivemos o Melhor Jogador de defesa, Leandro Liberal Amorim, e Melhor Jogador de Ataque e Artilheiro, José Higino. Em 2013 foi conquistado o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro, o que possibilitou o recebimento da bolsa atleta.
O primeiro título internacional veio na Argentina, onde vencemos o campeão argentino e brasileiro daquele ano, conquistamos a 1ª Copa Sul-americana de Clubes de Quad Rugby disputada na cidade de Tigre. Somos filiados a Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC) que administra o esporte em âmbito nacional.
A BSB Quad desenvolve a prática desportiva do Rugby em Cadeira de Rodas. São dois locais de treino. No Gama de segunda a sexta de 18h às 20h no Centro Olímpico próximo ao Estádio Bezerrão. No plano piloto no CETEFE, que fica nas dependências da ENAP, no Setor Policial Sul, às terças e quintas-feiras de 19h às 21h. Aos sábados de 15h às 18h.
A entidade não tem sede própria, por enquanto é provisória e apenas para recebimento de correspondência e afins. Contamos com equipe multidisciplinar, Educador físico, psicóloga, técnica em enfermagem, fisioterapeuta, mecânico de cadeira, apoio e suporte tecnológico. Todos os profissionais envolvidos com a associação são voluntários. )http://www.bsbrugby.com.br/associação/história.html)

"O Rugby em Cadeira de Rodas contagia e mobiliza muito mais que apenas os atletas da modalidade, como voluntarios da nossa Associação, a artista Rogélia Heriberta, participa de nossas atividades fotografando e buscando inspiração para suas obras. Levando em consideração as necessidades da equipe, ela decidiu contribuir conosco também através de uma campanha artística.
O objetivo da campanha é divulgar o Rugby em Cadeira de Rodas e incentivar o envolvimento das pessoas, além de arrecadar recursos para compra de material esportivo. Para isso, as obras criadas por ela serão expostas no Facebook da Associação e da artista. Assim, os interessados poderão comprar as peças produzidas ou encomendar novas entrando em contato por e-mail ou telefone. http://www.bsbrugby.com.br/noticia/239-esporte-arte-e-voluntariado-juntos-no-bsb-quad-rugby.html

“Dedicado a arte, ao esporte, sobre tudo paralímpico, mas assima de tudo, a Deus, minha família, aos ateltas paralímpicos, a vida. Obrigada a todos que vem contribuindo com este trabalho, não só curtindo, como divulgando, mandando suas fotos, histórias, e com encomendas. Me sinto muito contente por poder contribuir de alguma forma.
A 4 anos venho estudando o ser humano, suas características, formas, lições de vida, paralelo ao estudo da arte. 2° EXPOSIÇÃO SESC DF SCS - Horário comercial - 1° A 30 DE jULHO 2014 - http://www.bsbrugby.com.br/aberto-de-brasilia.html
Muitas vezes vi algo e desenhava, e isto, demandava certo tempo de estudo e prática, mas quando passei tirar fotos, uma motivação de um grande amigo, meu estudo aprofundou, e decidi sair em campo pesquisando o que eu buscava em mim mesma, o que poderia me inspirar, me edificar, além de contribuir com o que eu chamo de obrigação, a cidadania. Bem, aos poucos vocês verão cada uma das minhas obras e agradeço a todos que estiveram comigo e que acreditaram em meu trabalho, que sederam sua imagem.
Todas elas são inspiradas em fatos reais do cotidiano. rogelia.arte@gmail.com – Contato: 61-91113434

WORLD TRADE CENTER


ÓLEO SOBRE TELA – 30X20


Um apelo para o mundo não fazer guerras, mas insentivar o esporte, a vida, a arte, a cultura.
Há uma jogadora negra jogando rugby, um símbolo em defesa da igualdade social, o não ao racismo, ao preconceito e apoio a todas as pessoas que sofrem por alguma privação na vida.
 
O World Trade Center (WTC) é um complexo de edifícios em construção na região de Lower Manhattan, Nova York, Estados Unidos, em substituição ao complexo original de sete prédios que anteriormente existia no local com o mesmo nome. O WTC original, caracterizado por marcantes torres gêmeas, foi inaugurado em 4 de abril de 1973 e destruído durante os ataques de 11 de setembro de 2001, juntamente com o World Trade Center 7. Os outros edifícios do complexo foram danificados nos ataques e suas ruínas foram então demolidas. O local está sendo reconstruído com cinco novos arranha-céus e um memorial para as vítimas dos ataques. Em novembro de 2011, apenas um arranha-céu já havia sido concluído; os outros quatro estão previstos para serem concluídos até 2020. O One World Trade Center será o principal edifício do novo complexo,[1] que se tornou o edifício mais alto da cidade de Nova York em 30 de abril de 2012 e está previsto para ser concluído até 2013. Uma sexta torre para o complexo ainda aguarda confirmação.
No momento da sua conclusão, o World Trade Center 1 (Torre Norte) e World Trade Center 2 (Torre Sul) originais, conhecidos em conjunto como "Torres Gêmeas", eram os edifícios mais altos do mundo. Os outros edifícios incluídos no antigo complexo eram o WTC 3 (o Marriott World Trade Center), WTC 4, WTC 5, WTC 6 e WTC 7. Todos estes edifícios foram construídos entre os anos de 1975 e 1985. O custo da construção foi de 400 milhões de dólares. O complexo, localizado no coração do centro financeiro de Nova York, tinha 1 240 000 metros quadrados de espaço de escritórios.
O World Trade Center passou por um incêndio em 13 de fevereiro de 1975, um atentado a bomba em 26 de fevereiro de 1993 e um assalto em 14 de janeiro de 1998. Em 1998, a Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey decidiu privatizar o complexo, ao arrendar os edifícios para uma empresa privada gerenciar e o escolhido com o contrato foi a Silverstein Properties em julho de 2001. Na manhã de 11 de setembro de 2001, sequestradores membros da organização fundamentalista islâmica al-Qaeda colidiram dois jatos Boeing 767 contra as Torres Gêmeas do complexo, em um ataque terrorista coordenado. Depois de queimar por 56 minutos, a Torre Sul (WTC 2) desmoronou, seguido depois de meia hora pela Torre Norte (WTC 1), resultando em 2.753 mortes Os escombros das torres, combinados aos incêndios que os destroços iniciaram em vários edifícios vizinhos, levou ao colapso parcial ou completo de todos os outros edifícios no complexo e causou danos maiores a dez outras grandes estruturas na zona próxima. O processo de limpeza e recuperação no local do World Trade Center levou oito meses.
Nos anos seguintes, os planos para um reconstruir o World Trade Center começaram a tomar forma. O primeiro prédio novo no local foi o World Trade Center 7, inaugurado em maio de 2006. A Lower Manhattan Development Corporation (LMDC), empresa criada em novembro de 2001 para supervisionar o processo de reconstrução, organizou competições para selecionar um projeto para um memorial. O projeto "Fundações da Memória", de Daniel Libeskind, foi selecionado como o plano diretor, mas depois passou por mudanças substanciais. O novo complexo do World Trade Center irá incluir o One World Trade Center, além de três outros arranha-céus de escritórios e o Memorial & Museu Nacional do 11 de Setembro.
O World Trade Center foi um complexo de sete escritórios inaugurados em 4 de abril de 1973. As torres gêmeas destruídas em 2001 representavam apenas uma parte desse complexo.

Cerca de 50 mil pessoas trabalhavam no WTC e por lá circulavam cerca de 200 mil por dia.
O 11 de setembro de 2001 caiu numa terça-feira.
O primeiro avião atingiu a primeira torre do World Trade Center às 8h46 da manhã nos Estados Unidos. O segundo atingiu a outra torre às 9h02. A primeira torre desabou 57 minutos depois de ter sido atingida. A segunda, caiu 102 minutos depois da colisão.
O Boeing 757 da American Airlines caiu sobre o Pentágono, sede das Forças Armadas norte-americanas, às 9h37.
O 757 da United Airlines que fazia o vôo 93, de Newark a São Francisco, caiu em Pittsburg, na Pensilvânia, às 10h06.
A colisão com os aviões fez com que cada uma das torres tremesse por pelo menos 4 minutos.
A temperatura nos andares atingidos pelo impacto dos aviões chegou a 1.000º C.
A energia liberada com o desabamento das torres corresponde a 1% da energia de uma bomba atômica.
O impacto dos desabamentos foi tão forte que gerou uma onda de tremores na terra que puderam ser notados a até 500 Km de distância.
A nuvem de poeira tóxica gerada pelo colapso do World Trade Center se espalhou num raio de 2 Km.
Os incêndios no chamado Marco Zero (local onde ficavam as torres) duraram 99 dias.
Apenas 289 corpos foram encontrados inteiros. E, no total, foram recolhidos 21.000 pedaços de corpos. Detalhe: morreram 2.753 pessoas nos ataques às torres gêmeas.
Calcula-se em 200 o número de pessoas que, desesperadas, saltaram das torres em chamas.
Oito crianças morreram nos ataques ao World Trade Center. Todas elas estavam nos aviões que atingiram as torres. A mais jovem tinha apenas dois anos.
Mais de três mil crianças ficaram órfãos de pai ou mãe no 11 de setembro.
Ao todo, morreram pessoas de 115 nacionalidades nos ataques de 11 de setembro.
20% dos norte-americanos conheciam pelo menos uma vítima dos atentados de 11 de setembro.
Nos anos seguintes aos ataques, foram removidos mais de 1 milhão de toneladas de destroços do Marco Zero.
Por duas horas, circulou a falsa notícia de que um carro-bomba teria explodido na frente da Casa Branca naquele fatídico 11 de setembro.
Calcula-se que foram perdidos 100 milhões de dólares em obras de arte com o desabamento do World Trade Center. Entre essas obras estavam trabalhos de Rodin, Miró, Alexander Calder e Roy Liechtenstein, entre outros. Só de Rodin, desapareceram mais de uma dúzia de obras.
O 11 de setembro foi o principal motivo da guerra do Afeganistão, iniciada em 2001. A influência sobre a invasão do Iraque anos depois também foi grande.
Existem inúmeras teorias conspiratórias sobre o 11 de setembro, cada uma mais bizarre do que a outra. Uma delas diz que o Pentágono foi atingido por um missil e outra, que Osama Bin Laden era agente da CIA.
Um dos boatos do 11 de setembro mais difundidos foi o de uma câmera encontrada nos escombros com uma foto tirada no topo de uma das torres. A falsa foto mostrava uma dos aviões colidindo com a torre.
Dez anos depois dos ataques de 11 de setembro, os gastos militares dos Estados Unidos saltaram de 3,1% para 4,7% do PIB.









“O MENINO VOADOR, UM ANJO QUE CAIU DO CÉU”


“O MENINO VOADOR, UM ANJO QUE CAIU DO CÉU”

ÓLEO SOBRE TELA – 30X20


Meu Filho, Inspiração para a arte Inclusiva.
Quando era menina eu sonhava em ter uma família, um lar como a maioria das jovens. O Rogélio, o Cizinho, trouxe consigo um legado muito especial para o nosso lar. Amor da minha vida e inspiração dos meus dias!
Conheçam sua linda história e minha inspiração voltada também para o edíficio World Trade Center que matou milhares de pessoas e deixou vários deficientes nos EUA - Durante 30 anos, as torres gêmeas foram símbolo da riqueza capitalista, ponto turístico e um dos principais cartões postais do mundo. Com os ataques de 11 de setembro de 2001, os dois gigantes desabaram, deixando um vazio na paisagem e também na autoestima do americano. Rogélio que sofre da doença ceratocone, esta que cega ou deixa grandes sequelas por ser incurável, abraça o edifícil como sinal de pureza, de paz e de igualdade social pra todos, homenageando cada vítima e perda da família. É como se a perda do edicícil fosse a perda de sua visão. É uma forma de tirar, mas dar vida novamente...



"O AMIGO QUE A VIDA NOS DÁ DE PRESENTE"





É com muito orgulho e satisfação que em nome do Bsb Quad agradeço a Fran Fabretti ter se sensibilizado quanto a nossa arte, feita para ajudar os deficientes, o esporte , a vida: http://www.bsbrugby.com.br/noticia/239-esporte-arte-e-voluntariado-juntos-no-bsb-quad-rugby.html - Para nós é um grande exemplo, pois sendo deficiente, não ...só vive esta realidade, como também estuda meios de ajudar seus semelhantes e de estar conosco nessa luta. Fran iniciou seu tratamento em 2005, cerca de um ano depois, surgiu complicações na CICATRIZAÇÃO das membranas internas, dando origem a cistos com bolsas de água adiquiridos por meio de uma cirurgia anterior. Para tentar amenizar, colocaram um catéter pra drenar o excesso de líquor da medula para outra parte do corpo, mas havia um tumor intramedular necessitando de uma nova operação. O resultado é que ela continua na luta para vencer esse dilema e passa a vida a sonhar, viver e fazer boas obras, uma das maiores sem dúvida, é esta, que ela prontamente veio colaborar com nosso projeto. Confiram vocês mesmos a linda mensagem de amizade, amor e gratidão que ela fez a nossos amigos Horacio e Marta os quais fazem parte desses dias de reabilitação de Fran com amizade, lealdade e estando com ela sempre que precisa. Ou seja, há anjos por todos os lados neste mundo e a minha alegria é poder por meio da arte contar um pouco desse mundo difícil, contudo repleto de amizades verdadeiras e signitivativas. Fran se tornou uma irmã pra mim e é uma luz para todos nós, seus amigos Horario e Marta já contribuiram conosco por meio de fotografia e são também nossos grandes amigos. https://www.youtube.com/watch?v=_WeBIPqAYE0&feature=youtu.be
ÓLEO SOBRE TELA – 50X50 – VENDIDO

"OLHAR INCLUSIVO" - Histórias que você vai se encantar



Vale a pena conhecer - Vidas que te fará rir, chorar e se encantar...
Mas a única diferença deles é que acreditam em si, em sua capacidade e na de todos ao redor, independente de sua condição física, social, o que seja.

Art inspired by photography Drew McMurtrie e outros- Thank you.
 Drew é voluntário em Frazier Reabilitação e Neuroscience Center, em Louisville Kentucky e em
Nationals USQRA em Louisville: https://www.flickr.com/photos/121527469@N03/sets/

ÓLEO SOBRE TELA – 1 METRO X 90 CM


















 

Apensar de essa tela ter iniciado praticamente junto a primeira obra referente a inclusão, somente após duas exposições decidi o seu título.
Ao pinta-la, desejei descrever o que sentia, o que via no esporte Rugby que me inspirava pintar. E hoje, vejo que via garra, desejo de crescer, de vencer um dificuldade por meio de novas possibilidades que os levassem ao mesmo sucesso ou melhor, se suas pernas pudesse movê-los até algum lugar.
Os atletas em grande parte são de Brasília, os quais convivi até agora cerca de um ano, e só há um atleta americano que competiu com um deles nos EUA. A obra trata sobre diversidade, sobre deficiência, esporte paralímpico, inclusão, acessibilidade por isso ela se chama o Olhar inclusivo, que vê pra fazer, fazer o certo que é defender e viver esse apoio a vida. Não importa onde, o importante é sempre incluir e isso significa abster de todo preconceito, envolver todas etnias e caminhar por todos os lugares defendendo essa bandeira.

                

 
STEVEN WALKER DE ATLANTIC BEACH – FLÓRIDA - EUA: agora conheçam a Linda história de um atleta Rugby que é uma das mais lindas e significativas das pinturas que realizei com atletas paralímpicos, conheça e certamente você vai se emocionar também:

"Basicamente, eu renasci. Tive que começar de novo. Reaprender tudo.
Quero dizer tudo.
Poderia de vir da água ou deus sabe (A bactéria que o levou a deficiência).
Isso foi exatamente o que eles achavam que aconteceu. Realmente não sei.
Por que Deus me salvou? Essa é uma pergunta que imploro.
1,2 milhões e fui escolhido para ser salvo.
A vida tem perguntas que nunca serão respondidas.
A bactérias se foi. Existem 3 sobreviventes já registrado na história. A Taxa de mortalidade de 99,9%.
O que mais há: "Você encontra o seu verdadeiro eu se perder na ajuda dos outros" Nelson Mandela"."
"Steven passou por uma batalha de vida ou morte contra um inimigo que não podia ver, pois devastava seu corpo.
O jogador de 29 anos de idade, foi atingido por uma infecção bacteriana rara e agressiva que o levou a um coma e custou-lhe a retirada das mãos e das pernas abaixo do joelho.
Mas Walker nunca desistiu.
"Ele era saudável até 15 de abril. No dia 16 de abril, ele estava no hospital lutando por sua vida", disse sua mãe, Barbara Gilbert, que essencialmente mudou-se para seu quarto de hospital na Unidade de Terapia Intensiva em Batista Praias hospital.
"... Nas primeiras 2 semanas e meia, me disseram pra 'orar, rezar'", disse ela, com a voz vacilante com ligeiras lembranças.
Walker professor e programador de computador, foi atingido por capnocytohaga, uma bactéria que provoca uma infecção que correu pelo seu corpo, fechando seus rins, atacando o fígado e baço, e levando-o para as amputações quádruplos. Não se sabe como ele contraiu a bactéria.
A família pensa que tudo começou quando um dente inflamado enfraqueceu seu sistema imunológico. As bactérias em si encontra-se na saliva de cães e gatos saudáveis​​. Walker provavelmente foi lambido por um cão e as bactérias entraram em sua corrente sanguínea, causando a infecção, o seu irmão mais velho, Mike Walker, disse:
"Equipes de médicos e enfermeiros Praias Batista lutou tanto por ele e foi tão difícil para nós famíliares", disse Gilbert, acrescentando que os seus cuidados, juntamente com a oração produziu o "milagre" que eles estavam procurando.

Em 22 de junho, Walker sentou em uma cadeira de rodas saindo do hospital e em Brooks. Na reabilitação, recebeu terapia para ir para casa. Walker teve um longo caminho até a recuperação – tanto financeira, como física - disse sua família.
Gilbert disse que seu filho mais novo precisaria de um novo lugar para morar, adaptado para deficientes motores e que pudesse acomodar outros equipamentos médicos que ele precisasse. Ele não tem seguro. Suas contas médicas e iminentes custos de recuperação são tão catastrófico quanto a sua doença, disse Gilbert, uma garçonete e assistente social.
A comunidade Praias, bem como amigos e colegas de trabalho de irmãos de Walker foram levantar dinheiro para ajudá-lo, disse Mike Walker.
O Dunkin Donuts perto de Tinseltown doou 10 por cento das vendas de um dia para ele. Um fundraiser on-line em curso na www.youcaring.com produziu cerca de 30.000 dólares até o momento.
A irmã de Walker, Lindsey Gilbert, é um membro da tripulação de "Robot Chicken", um animado programa de televisão stop-ação no Cartoon Network.
Em 23 de junho mais de 1.000 pessoas, incluindo os criadores da série, Seth Green e Matthew Senreich, participaram de uma festa beneficente, "Robot Chicken & Amigos Presente: uma mostra de arte de Steven". A galeria de arte gala levantou cerca de 14 mil dólares em quatro horas, disse Mike Walker.
O Jacksonville United Football Club, onde Mike Walker serve como treinador de futebol, também realizou captação de recursos.
"Ele trouxe pessoas que nem sequer conhecem a nossa família unida para ajudar a levantar dinheiro para o meu irmão", disse Mike Walker, contando um presente espontâneo de um rapaz que doou US $ 5, que sua mãe lhe dera para comprar donuts.
"... As pessoas aqui em Jacksonville foram saindo da toca dizendo tudo o que vocês precisam, nós vamos ajudá-lo."
No geral, um pouco mais de 44.000 dólares foi levantada, disse ele.
Steven Walker tem dificuldade para falar. Enquanto hospitalizado ele tinha um tubo traqueal em sua garganta, e por causa da infecção seu lábio superior estava desfigurado. Ele está aguardando a cirurgia plástica para reparar o lábio. Apesar de tudo isso, ele permanece otimista.
"Ele está nos agradecendo e dizendo que ele quer viver", disse o irmão. "Você pode dizer que ele está animado com a segunda chance na vida."
Embora Walker ficasse frustrado por ele não poder realizar algumas coisas cotidianas, como tomar banho e fazer a barba sem ajuda, ele está lutando para fazer uma vida independente, disse que a família.
"A pessoa que inspirou a todos nós através de tudo isso tem sido Steven", disse Gilbert. "Nunca em toda a minha vida vi um ser humano tão forte como ele, que lutou tanto para viver e voltar."
Seu irmão tem um longo caminho pela frente, mas sua irmã não duvido que ele vai se recuperar.
"A viagem não acabou, mas Steven não está prestes a desistir de qualquer momento em breve", escreveu Lindsey Gilbert em uma atualização on-line recente de sua condição."

 http://members.jacksonville.com/news/metro/2012-07-01/story/jacksonville-beach-mans-fight-recover-rare-near-fatal-bacteria#gsc.tab=0


JOSÉ HIGINO - BRASILERO: tem uma grande história de força, coragem e determinação. Ele é um dos atletas da seleção brasileira de Rugby,  responsáveis por vencer a poderosa equipe Gladiadores, constituída por experientes atletas da Seleção Americana e Irlandesa, campeão também do Torneio Maximus Sudamerica, realizado no período de 26 a 30 de novembro em Bogotá, Colômbia 2013- Título inédito e que teve a participação honrada desse atleta.
Este ano de 2014 passou uma temporada de 4 meses nos Estados Unidos, na cidade de Lafayette disputando torneios significativos como, Sectionals Heartland e também o National Champioship, sendo atacante, um dos artilheiros de seu time Indy Brawlers Quad Rugby, levando sua equipe não só sonhar, como participar de novos campeonatos pela boa classificação. Sua ida para os Estados Unidos foi um sonho e luta de muitos anos com preparação física, psicológica, e econômica. Quando foi morar em outro país, decidiu mostrar que todos são capazes de viver sozinhos, de aprender conviver com diversidades ( neve, frio, língua, solidão...), de resistir a anseios deixando para trás família, amigos, trabalho, um certo conforto e comodidade. Aqui no Bsb Quad todos sentem um imenso orgulho desse atleta que não só é amigo, parceiro, como é super importante para a equipe na parte administrativa, de palestrante, um cara extremamente competente, um dos maiores voluntários da equipe. E sua vida não para no esporte, como Assistente Social, ele vem contribuindo grandemente com a sociedade a alguns anos. Filho de Waldimiro de Souza, um lutador e defensor da diversidade (http://onegronobrasil1980.blogspot.com.br/) e de Josélia Abreu de Oliveira, uma mulher forte, destemida e solidária, José tem mesmo de onde ter tanta garra, luz e discernimento para ser esse atleta que representa o Brasil com sangue, com lágrimas, risos e grande competência. Seus irmãos são Isabel, Artur (Músico), Paulo Higino (um dos técnicos do Bsb) e Bárbara, os quais como José, lutam e defendem todos esses valores éticos ricamente importantes para uma sociedade mais justa e igualitária.
Não podíamos deixar de prestar essa homenagem a esse nosso ATLETA BRASILEIRO que retornou para o nosso país com tanta honra e conquistas para o esporte paralímpico, para o RUGBY EM CADEIRA DE RODAS. Parabéns José Higino e família por toda luta e ao Bsb Quad por tantas histórias e feitos tão importantes...
Confiram os vídeos que José participou e que denotam tão bem quem esse grande homem significa:
Sua vida nos Estados Unidos como atleta e todas as suas conquistas: http://goo.gl/GWuG3Z
Um dos jogos mais incríveis que realizou: https://www.youtube.com/watch?v=SBdW_sylWig
Confiram os vídeos que José participou e que denotam tão bem quem esse grande homem significa:
Nas escolas: https://www.youtube.com/watch?v=TRJFq7VdYJk&hd=1
Sua vida nos Estados Unidos como atleta e todas as suas conquistas: http://goo.gl/GWuG3Z
Um dos jogos mais incríveis que realizou: https://www.youtube.com/watch?v=SBdW_sylWig

BSB QUAD RUGBY - Associação Esportiva e Cultural Brasília Quad Rugby foi fundada em 17 de outubro de 2011. É a fusão de pessoas que já tinham experiência no Rugby em Cadeira de Rodas, com o anseio em formar uma... equipe de alto rendimento. Já no 1º Campeonato Regional de Rugby em Cadeira de Rodas na cidade de Penápolis - SP em 2011, ficaram em segundo lugar, atrás apenas da ADEACAMP - SP, equipe tetracampeã brasileira. O primeiro título veio com a conquista da 2ª divisão do 5º Campeonato Brasileiro de Rugby em cadeira de rodas, disputado em Matinhos - PR, em 2012, além do triunfo tivemos o Melhor Jogador de defesa, Leandro Liberal Amorim, e Melhor Jogador de Ataque e Artilheiro, José Higino. Em 2013 foi conquistado o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro, o que possibilitou o recebimento da bolsa atleta.
O primeiro título internacional veio na Argentina, onde vencemos o campeão argentino e brasileiro daquele ano, conquistamos a 1ª Copa Sul-americana de Clubes de Quad Rugby disputada na cidade de Tigre. Somos filiados a Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC) que administra o esporte em âmbito nacional.
A BSB Quad desenvolve a prática desportiva do Rugby em Cadeira de Rodas. São dois locais de treino. No Gama de segunda a sexta de 18h às 20h no Centro Olímpico próximo ao Estádio Bezerrão. No plano piloto no CETEFE, que fica nas dependências da ENAP, no Setor Policial Sul, às terças e quintas-feiras de 19h às 21h. Aos sábados de 15h às 18h.
A entidade não tem sede própria, por enquanto é provisória e apenas para recebimento de correspondência e afins. Contamos com equipe multidisciplinar, Educador físico, psicóloga, técnica em enfermagem, fisioterapeuta, mecânico de cadeira, apoio e suporte tecnológico. Todos os profissionais envolvidos com a associação são voluntários. (http://www.bsbrugby.com.br/associação/história.html)

 www.bsbquadrugby.com.br

“JOGO – RUGBY EM CADEIRA DE RODAS”




ÓLEO SOBRE TELA – 1MX90CM

Resumo das Regras de Rugby em Cadeira de Rodas

Quadra e equipamento de jogo
Rugby em cadeira de rodas é jogado em qualquer quadra de basquete de medida 28m por 15m. A Quadra é marcada pelas linhas de quadra, linha central, circulo central, e duas chaves.
A linha central divide a quadra em lado de defesa e ataque. O lado defensivo de uma equipe inclui a linha de gol e uma chave; o time marca pontos no lado ofensivo, que inclui a linha de gol e a chave do adversário. A linha central é considera parte do lado de defesa;
A área das chaves fica nas linhas de fundo da quadra. Ambas têm 8m de cumprimento e 1m75 de fundo. A linha de fundo da chave é a linha do gol. A linha do gol é demarcada por dois cones em cada ponta.
Rugby em cadeira de rodas é jogado com uma bola de voleibol.
Todos os atletas competem em cadeiras de rodas manuais. Existem normas especificas para o desenho e a construção das cadeiras. Essas regras foram criadas para garantir a segurança dos jogadores, e para evitar que alguém possa ter vantagem pela construção e/ou pelo design de sua cadeira.
Jogadores e oficias de arbitragem
Um time é composto por doze jogadores de ambos os sexos.
Todos jogadores são classificados. A classificação depende da funcionalidade de suas habilidades físicas; varia entre 0.5 (o mais comprometido) até 3.5 (o menos comprometido). Jogadores com diferentes classes têm diferentes funções durante o jogo. A classificação é feita por médicos, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde devidamente qualificados.
Cada time pode ter até quarto jogadores na quadra, juntos os quatro jogadores podem somar um máximo de 8.0 pontos. Isso requeira que as equipes usem diferentes formações táticas de seus jogadores.
Cada equipe tem um ou dois capitães, que são os responsáveis pela comunicação com a arbitragem.
O jogo é conduzido por dois árbitros, que tem a responsabilidade de garantir o cumprimento das regras. Estes são auxiliados por três mesários: um para manter o placar, um para marcação do tempo e um para marcação do tempo de penalidade. O terceiro arbitro, é o delegado técnico, que é o supervisor dos oficiais da mesa.
Tempo, Pontuação, Início e fim
O jogo é divido em quatro tempos de oito minutos. O tempo é marcado a partir do momento que a bola entra em jogo e é parado cada vez que o jogo é interrompido.
O jogo começa com a bola-ao-alto, como no basquete. Dois jogadores, um de cada equipe, se posicionam lado a lado no meio da quadra. O arbitro lança a bola ao alto enquanto os jogadores tentam alcançar e tocar-la para seus companheiros. O tempo do jogo quando a bola é tocada por um jogador. Durante a bola-ao-alto o jogador é permitido a tocar na bola, porem não de segurar-la, até que ela seja tocada por um outro jogador ou que ela toque o chão.

“HANDEBOL - ALEXANDRE CREMASCO”




ÓLEO SOBRE TELA – 35X20

Conheçam um pouco dessa grande figura, Alexandre André Cremasco, que já praticou corrida, basquete e tênis:
"Para o atleta, o esporte contribuiu para superar dificuldades e, atualmente, não é só fundamental em sua vida, mas também sua verdadeira paixão. “Eu adoro o handebol em vista dos outros esportes que eu já fiz. Porque nesta modalidade você é goleiro, é defensor, é atacante. Faz tudo. Não é como no basquete que o atleta exerce apenas uma função e fica em uma única posição. O handebol é praticamente para tudo. E eu me adaptei bem melhor no handebol e não troco por esporte algum”, conta Cremasco". http://redatoronline.wordpress.com/2011/10/24/modalidade-adaptada/ - http://blogdosbatutas.wordpress.com/category/esportes/

O jogador de handebol participou de diversos campeonatos: Paulista, Brasileiro, Sulamericano. Além de títulos nacionais, o time da Unicamp consagrou-se campeão em 2009 no Chile e foi bicampeão sulamericano na Argentina no ano passado.
Cremasco afirma que esses foram os títulos mais importantes. “Para mim o mais marcante foi o primeiro no Chile. Eu nunca tinha saído do país. Conhecer a Argentina também foi uma experiência muito boa”, afirma o atleta.
Além do esporte, Cremasco concilia sua vida com a profissão. “Eu trabalho, sou técnico em ferramentas e motores elétricos a gasolina. Tenho uma oficina em minha casa. Faz vinte anos que eu dei certo com ferramentas e trabalho nessa área”, relata.
O jogador de handebol aconselha as pessoas com deficiência a não pensarem nas limitações e, hoje, tenta convencer outros cadeirantes a praticar alguma modalidade.
Para o supervisor de treinos Tiago Borgmann, o esporte proporciona às pessoas com deficiência uma melhor qualidade de vida, condicionamento físico para desenvolver algumas atividades e tarefas diárias. Oferece também um convívio com pessoas que estão na mesma situação e esse relacionamento contribui para melhorar a autoestima dessas pessoas.

Quando publiquei a primeira tela sobre a dificiência esse atleta curtiu, encomendou, publicou comentou e desde então tem feito isso em todas as ações referentes a isto, apoiando todas as causas, todas as ações a favor do bem. Com o tempo, nos tornamos amigos e cúmples do desejo de vencer, torcer e divulgar o social.
Hoje Alexandre Cremasco, venho orgulhosamente dizer que você não é só um atleta, mas um amigo de verdade, parceiro e que torço, oro e desejo muitas felicidades pra vc.


























“REVIVENDO COM JULIO PUDIM”



ÓLEO SOBRE TELA – 50X50

Atleta Julio Pudim? Sem dúvida um vencedor, um orgulho de pessoa, de atleta! Natural do Rio de Janeiro, aprendeu judô, atleta de Jiu-jutsu, em 1991 foi vítima da doença síndrome de guillain-barré, mas se recuperou com esmero; em 1997 quebrou uma vértebra no pescoço, lutou contra uma paralisia e ainda adquiriu sua faixa preta no judô; mas em 2009, sofreu um assalto, mas para salvar sua vida, teve de reagir e acabou... levando um tiro na coluna o que causou sua tetraplegia. Ainda assim, com toda luta Pudim ainda cuida de sua academia e para a alegria do Rugby em Cadeira de Rodas - Bsb Quad, ele se tornou um dos atletas mostrando também nesse esporte grande capacidade, carisma e desenvoltura. E é com muita honra que mostramos também sua tragetória. Quem desejar saber mais sobre ele basta ver o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=hohELPXfFzQ


“O SONHO DE JOSÉ HIGINO”



  ÓLEO SOBRE TELA – 1 M X 90 CM
 O que pode levar alguém sonhar e se realizar? Conheça uma história que fala de persistência, determinação e fé o que fez esse atleta a sempre buscar novas conquistas... 

UM ATLETA E UMA DAS PESSOAS QUE DEDICO ESSA EXPOSIÇÃO, UM AMIGO, IRMÃO DO CORAÇÃO, que além de ser da seleção brasileira de Rugby, um dos atletas responsáveis por vencer a poderosa equipe Gladiadores, constituída por experientes atletas da Seleção Americana e Irlandesa sendo Campeões do Torneio Maximus Sudamerica, realizado no período de 26 a 30 de novembro em Bogotá, Colômbia é um grande homem. Por esse esforço contribuiu para receberem um Título inédito para seu país.
Este ano de 2014 passou uma temporada de 4 meses nos Estados Unidos, na cidade de Lafayette disputando torneios significativos como, Sectionals Heartland e também o National Champioship, sendo atacante, um dos artilheiros de seu time Indy Brawlers Quad Rugby, levando sua equipe não só sonhar como participar de novos campeonatos pela boa classificação. Sua ida para os Estados Unidos foi um sonho e luta de muitos anos com preparação física, psicológica, e econômica. Quando foi morar em outro país, decidiu mostrar que todos são capazes de viver sozinhos, de aprender conviver com diversidades ( neve, frio, língua, solidão...), de resistir a anceios deixando para trás família, amigos, trabalho, um certo conforto e comodidade. Aqui no Bsb Quad todos sentem um imenso orgulho desse atleta que não só é amigo, parceiro, como é super importante para a equipe na parte administrativa, de palestrante, um cara extremamente competente, um dos maiores voluntários da equipe. E sua vida não para no esporte, como Assistente Social, ele vem contribuindo grandemente com a sociedade a alguns anos. Filho de Waldimiro de Souza, um lutador e defensor da diversidade (http://onegronobrasil1980.blogspot.com.br/) e de Josélia Abreu de Oliveira, uma mulher forte, destemida e solidária, José tem mesmo de onde ter tanta garra, luz e discernimento para ser esse atleta que representa o Brasil com sangue, com lágrimas, risos e grande competência. Seus irmãos são Isabel, Artur (Músico), Paulo Higino (um dos técnicos do Bsb Quad) e Bárbara, os quais como José, lutam e defendem todos esses valores éticos ricamente importantes para uma sociedade mais justa e igualitária.
Não podíamos deixar de prestar essa homenagem a esse nosso ATLETA BRASILEIRO e que retornou para o nosso país com tanta honra e conquistas para o esporte paralímpico, para o RUGBY EM CADEIRA DE RODAS. Parabéns José Higino e família por toda luta e ao Bsb Quad por tantas histórias e feitos tão importantes...
Confiram os vídeos que José participou e que denotam tão bem quem esse grande homem significa:
Sua vida nos Estados Unidos como atleta e todas as suas conquistas: http://goo.gl/GWuG3Z
Um dos jogos mais incríveis que realizou: https://www.youtube.com/watch?v=SBdW_sylWig



“O ESPORTE E A TETRAPLÉGIA”


1° TELA SOBRE INCLUSÃO

TECIDO E PAPELÃO – ÓLEO SOBRE TELA – 50X50

Obra baseada em fatos reais do cotidiano esportivo de um atleta Rugby em Cadeira de Rodas, Braulio, que este ano entrou para a equipe dos novatos da Associação Esportiva e Cultural BSB QUAD RUGBY, que recebeu até o presente momento cerca de 20 tetraplégicos em 7 meses. Esses em busca de melhoramentos fisícos descobrem no esporte não só mais preparo físico, como se socializam, e se tornam mais independetes. Muitos enfatizam o quando suas vidas mudaram em todos os sentidos. O esporte além de torna-los atletas, ajudam a se socializarem, a desenvolverem outros talentos, a buscar sua autonomia em todos os sentidos.

Veja o depoimento de Braulio: “Sofri o acidente em 2006! Onde estava alcoolizado e em alta velocidade quando perdi o controle do carro e Capotei sendo arremessado pra fora! Acabei ficando 29 dias em coma! Minha trajetória com atleta antes do acidente e normal tinha 2 paixões " futebol e karater " pós acidente e o " Rugby em cadeira de rodas" q conheço a cerca de 6 anos, mas prático apenas 7 meses! Relutava ao rugby por medo de cair, mas numa internação tive a oportunidade de sentar numa cadeira de jogo, foi amor a primeira vista! Hoje no rugby tenho conquistado muitas coisas dentro do que sonhei no esporte e fora que me trouxe toda alegria, garra, força e determinação que tive nos outros esporte!”
Ao fazer essa tela, imaginava milhares de possibilidades de ajudar divulgar o esporte e ajudá-los financeiramente com parte da verba dessas telas além de tratar da inclusão, acessibilidade e deficiência nos seus mais diversos aspectos. Essa foi inspirada em uma foto de Horácio Pardo Henrique em um dia de treinamento dos atletas Rugby em Cadeira de Rodas DF. O caminho na paisagem significa que tudo é possível com fé e determinação. Pensando no meio ambiente, decidi reaproveitar tecido usado e papelão.   .
Pensando no meio ambiente, decidi reaproveitar tecido usado e papelão.